Por um ano mais organizado: Razões para fazer listas.

Quando estava na faculdade – não faz tanto tempo assim – as minhas amigas mais próximas ficavam um pouco curiosas sobre como eu conseguia me organizar em meio ao caos. Um fato sobre mim: eu sou desorganizada. Sim, queridinha. Sou, e muito! Milagrosamente, eu consigo separar a minha bagunça em áreas.

A minha vida dentro de casa pode até ser um furdunço, mas ao tratar de estudo e trabalho eu consigo me controlar. Mas nem sempre foi assim, claro. Fui aos poucos – levando minhas porradinhas aqui e acolá – descobrindo como me organizar; como deixar de esquecer as coisas, o que me ajuda e atrapalha nesse processo, e até como esquecer “the outside world” quando estou fazendo algo. Mas sabe uma coisa fundamental na minha rotina? Listas. E eu as faço praticamente todos os dias.

Captura de Tela 2015-01-06 às 09.21.00

Primeiro culpo minha memória. Eu sempre acho que consigo lembrar de tudo, até que esqueço o que precisava fazer. Fico agoniada tentando lembrar o que era,  e quando conseguia já era tarde demais. Foi aí que comecei a anotar tudo o que preciso terminar no dia-a-dia, e essa também é a primeira vantagem; anotando (no celular ou numa agenda, e não solto por aí) você pode consultar os afazeres sempre que necessário.

Fazer listas também me ensinaram noções de prioridade. Muitas vezes eu perdia tempo fazendo atividades que não eram tão importantes ou não fariam diferença no meu dia. Eu sempre tenho a rotina cheia durante o semestre; cada minutinho livre que tenho é essencial. Eu lembro que quando estava na faculdade, minhas amigas reclamavam que eu ia embora assim que aula acabava; sempre. Tudo porque tinha muita coisa para fazer, não conseguia me organizar bem, e aí aproveitava menos o tempo com elas. Anotando consigo ver o que realmente preciso fazer e o que pode ser feito numa hora qualquer do dia.

Finalmente, listas me dão a sensação de dever feito. Esquecida como já mencionei, por vezes não consigo me lembrar do que fiz ao longo do dia, principalmente se tiver feito muitas coisas diferentes (no período em que juntei trabalho e TCC era uó). Sempre que crio minhas listas, coloco uma caixinha e faço checklist do que foi feito ou não. Isso é muito positivo. Dá pra avaliar quanto do dia eu realmente aproveitei. Essa é a lista de hoje:

photo-2

De férias, a lista do dia ficou bem tranquila. Sim, preciso me lembrar de que tenho que ir ao Muay Thai. Como falei aqui, me manter saudável é complicado e fazer exercícios mais ainda. Colocando isso na agenda, me sinto na obrigação de ir e caso eu não vá, no fim do dia vou – sério, certeza que vou – me sentir péssima por não ter feito isso. O CPE / Proficiency é uma das minhas metas do ano. Tenho que tirar esse certificado, então preciso me lembrar de que, em algum momento do dia, preciso estudar. E o blog post. Bom. Acabei de finalizar. 🙂

Ótimo dia pra ti! E simbora fazer sua lista! Beijo, Bee.

8 comentários sobre “Por um ano mais organizado: Razões para fazer listas.

  1. Li tudinho e tbm eh uma meta me manter mais organizada Hemylle. Vou adquirir sua dica e SEMPRE fazer listas. Eu tinha comecado, mas nao com tanta frequencia. Voce me inspirou eate mesmo sobre a estudar ingles heheh preciso mtoo tbm! Valeu 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

