Aprendendo outro idioma.

Pode parecer até cliché uma “senhorinha“, professora de Inglês / Publicitária, aparecer aqui para ter esse tipo de conversa com você. Bom, e é isso mesmo. haha

Estando há um tempinho do lado de cá do oceano que divide as terras do “I can’t speak English” para o “I’ve been studying this language forever”, existe alguém que esteve onde você está agora; nadando com cãibra no meio da tempestade. Então, me propus um experimento que uniu minha curiosidade com a vontade de aprender algo novo: Fui estudar Francês. E ai você me pergunta:

Sim, honeybee, e você vai fazer o que com isso?

Eu vou falar, ué. Falar, escrever, rir; porque rir em Inglês é muito bom. O lado obscuro fora da comfort zone é rir em Francês (e falar com aquele R escarrado em determinadas palavras). Falar outro idioma vai além de fazer uma viagem para outro País e dizer, ilusoriamente, “sei falar X”; é usar o que você aprendeu para se comunicar com outras pessoas. É se divertir e curtir cada palavra cuja pronúncia você errar, e continuar adquirindo conhecimento no processo. Mas uma coisa posso falar sobre aprender Francês, e isso eu tinha esquecido como era sentir:

PORQUE É TÃO DIFÍCIL?

Começar a aprender outro idioma foi massa; me fez pensar em mim mesma como aluna e como profissional; me fez refletir sobre como os meus próprios alunos se sentem ao entrar em um lugar cujo idioma falado ainda não dominam. Mas enfim, isso é papo para outro post.

fe9e97d964eb5722e2fadf65382485d9
Imagem retirada daqui.

Outra conclusão à qual cheguei foi que uma turma boa faz toda a diferença. Para o aluno e para o professor também. Quando eu ainda era aluna de Inglês, troquei de turma várias vezes e quase reprovei por falta de vontade de ir ao curso. Um belo semestre me inscrevi numa turma que era aos Sábados à tarde; o pior horário do planeta para se estudar, até então.  Resultado: a turma era tão legal que eu nem me importava com o horário. Ainda nos falamos todos os dias. ❤ By the way; estudo Francês aos sábados, e a turma é muito amor também. ❤ 

Por fim, aprender outra língua te faz ampliar o campo de visão; te inspira a buscar sempre mais. Você começa a fazer planos, fica feliz com cada coisinha que aprende, planeja suas próprias viagens e vai ficar mais emocionada ainda quando aquele gringo entrar no busão e só você souber explicar o itinerário. haha

Então se não está estudando nada, já passou da hora, viu? Nem que seja baixando o Duolinguo e aprendendo vocabulário. Porque falta de grana não é desculpa para não começar algo novo. 🙂

2 comentários sobre “Aprendendo outro idioma.

Deixe um comentário

