Os grandes erros da sua to-do list.

“Onde foi que eu errei? O que foi que fiz? Eu preciso saber.” ♪♩ E se esse sucesso não é do seu tempo, pode clicar aí e embalar. haha

Eu vivo numa saga para me organizar. Eu não sou a pessoa mais desorganizada do planeta, mas vez ou outra farrapo um bocado com a agenda, principalmente por ter um monte de coisas para fazer, assim como você. Descobri faz um tempão – nem lembro quando comecei mais – que listas me ajudam nesse processo, tanto que a primeira coisa que faço ao acordar durante a semana é organizar o que preciso fazer naquele dia. 

Mas o babado, mulher, é que até aprender isso, só levei babau na cabeça. Se você vive tentando se organizar e vêm usando as tais listas, aqui estão algumas coisas que você precisa pensar quando as escrever:

Source.
Source.
  • Muita informação – Em algumas partes do mês, a sua listinha pode até nem estar longa, mas quando você acha que a moleza vai durar para sempre, começa aquele período em que TUDO surge de uma vez. Aí você cria a lista, e coloca 15 coisas para fazer durante o dia. Se muito, você consegue fazer 4 delas, vai dormir tarde tentando terminá-la e começa a manhã seguinte agoniada com o acúmulo. Seja realista, amiga. Não adianta a senhora se impor fazer mais do que consegue/tem tempo para executar. E aí vem o próximo passo:
  • Besha, que complexa a senhora! – Se você parar e pensar tem coisas cuja conclusão depende de algo mais. Você coloca “ah, preciso escrever um capítulo dessa monografia”. Beleza, mas para escrever o que você precisa? Pesquisar? Procurar citações? Checar a ANBT? Em outras palavras: nem tudo é tão simples quanto parece. Existem tarefas que precisam de mais tempo e maior preparação. Quebre algumas atividades; veja o que cada uma precisa para ser feita. Assim, você evita perder tempo, a preguiça, e de fazer coisas mal feitas.
  • Prioridades – Eu sempre colocava na mesma lista coisas do tipo “Preparar aula X”, “Terminar de ler livro tal” e “Organizar quarto”. O que vai te trazer mais prejuízo caso você não faça? É muito importante saber o que vale a pena fazer primeiro. Não que eu fosse deixar de organizar o meu quarto por não ser importante (se você viu o tópico anterior, talvez arrumar o quarto não fosse a tarefa mais rápida e tão fácil quanto parece). Então a balança importância VS rapidez te ajuda a pensar no que fazer primeiro.

photo 3

  • Variação – Mesmo sendo difícil e você pensando sobre tudo o que precisa fazer para o trabalho ou faculdade, é importante fazer algo que lhe agrade durante o dia. Sabe quando coloquei alí na lista sobre “terminar livro tal”? Geralmente leio à noite antes de dormir; é o meu momento do dia. Separe alguma hora para fazer algo que você gosta, mesmo que seja pouco tempo.
  • Nada pra fazer (ou é o que você pensa) – Esse foi um dos meus maiores erros e uma das lições mais importantes: leve a lista com você. Se você escreveu na agenda mas ela pesa na bolsa, tire uma foto e coloque como capa no celular. Anote no bloco de notas ou no evernote e em qualquer outro lugar que você queira, mas não deixe de ver a lista. O que provavelmente pode acontecer é você achar que já fez tudo e descobrir ,às 23:45, que ainda tem o que fazer.

É isso. 🙂

Ótima semana pra gente.

3 comentários sobre “Os grandes erros da sua to-do list.

  1. Eu amo tu e amo teu blog, Lee! Sério, toda vez que tu escreve algo sobre organização eu penso que é uma indireta/direta do universo pra mim. hahahaha E sobre a música no comecinho: o pior é que eu SEI onde errei e o que fiz, mas a criatura aqui é procrastinadora de carteirinha e, sadly, old habits die hard.

    Aí, no final, as vezes só o que me resta cantar é “É só isso, não tem mais jeito. Acabou, boa sorte. Não tenho o que dizer, são só palavras. E o que eu sinto não mudará”. ♪♩ hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAAH Amiga, mas eu escrevo me inspirando em mim e nas amigas MEEEESMO! Saber se organizar é difícil, e num é de um dia pro outro. São muitas pequenas e constantes mudancinhas que fazem com que você faça a organização maior acontecer. Amo tu! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

